RESUMO DE LIVROS

Romances Proibidos - Ariovaldo Cesar Junior e Fernandes de Almeida de Melo

Resumo: Romances Proibidos é um lançamento da Boa Nova Editora. Foi ditado pelo espírito Fernandes de Almeida de Melo para o médium  Ariovaldo César Júnior.

A história romanceada começa na década de 20, na cidade de Araraquara. Padre Augusto Maria não conseguia se prender ao dogma do celibato. Era sedutor e mantinha vários relacionamentos com mulheres de sua comunidade. Chegou até mesmo a engravidar uma trabalhadora rural, que deu a luz à pequena Estela - que por intervenção do padre foi adotada por uma abastada família de São Paulo.

Um tempo depois, o padre conquistador engravidou uma outra moça, Iracema, noiva do jovem Pedro, trabalhadores da fazendeira Beatriz, espírita convicta, que resolve acolher a moça e dar uma boa lição em Augusto. Beatriz mantinha reuniões mediúnicas em sua fazenda e Pedro era um dos participantes. Apesar da vontade de lavar sua honra colocando um fim na vida de Augusto, Pedro - inspirado pela espiritualidade - desiste do intento, perdoa sua amada e o casal se casa sob as bênçãos e auxílio de Beatriz.

Padre Augusto foge para São Paulo e começa a lecionar em um renomado colégio da capital paulista. Continua mantendo seus casos amorosos, até que conhece uma linda aluna e tenta seduzi-la. Qual não é sua surpresa quando descobre que a jovem é sua filha Estela! Diante de uma quase tragédia, Augusto se arrepende da vida que vinha levando, deixa a Igreja e se converte ao Espiritismo. Resolve se casar com a professora Florinda, com quem acaba tendo 4 filhos. Quase desencarna ao levar 2 tiros de uma ex-amante, mas consegue chegar aos 82 anos de idade, esforçando-se para ser um homem de bem.

Ficha Técnica:
Médium: Ariovaldo César Junior 
Espírito: Fernandes de Almeida de Melo 
Editora: Boa Nova
Romance - 288 págs.

Comentário:
Trata-se de um livro de fácil e agradável leitura. A narrativa é leve e descontraída, com algumas informações sobre a Doutrina Espírita na década de 20. A letra (fonte) é grande e confortável, com boa diagramação. Gostei muito da história. Recomendo.

Trecho:

O arrependimento, quando sincero, dá início à vontade de melhorar-se. A vontade é a maior força do universo. É a energia que move montanhas, segundo nos ensinou Jesus. No entanto, o processo de mudança interior pode gerar a culpa, o complexo de culpa, pelo reconhecimento das faltas cometidas. Sempre que alguém não pratica as Leis de Deus está fazendo o mal, está errando. Como as Leis de Deus estão escritas na consciência, dizem com precisão quando o indivíduo erra, para que possa, se quiser, corrigir-se, regenerar-se. A ação da consciência é o maior estímulo à evolução do Espírito. É um ato interior, íntimo, exclusivo da criatura, que estimula o crescimento espiritual, que se completa com a cessação das falhas e a reparação dos prejuízos que causou. Sem a reparação não há progresso. Semear é uma questão de livre-arbitrio, mas colher é obrigatório, é da Lei. De que maneira o professor poderia reparar os desvios cometidos? Fazendo todo o bem ao seu alcance e não errando mais, praticando boas ações, até o limite de suas forças. (páginas 238 e 239)

O Encontro Inesperado - Zibia Gasparetto e Lucius

"O Encontro Inesperado" é o novo livro de Zíbia Gasparetto ditado pelo espírito Lucius. Trata-se do 28º romance da autora.

Miriam é o nome da personagem principal, uma mulher mimada e ciumenta que sufoca todos ao seus redor, especialmente seu esposo, que não aguentando mais a pressão resolve sair de casa, levando Miriam ao desespero.
Mas o destino a coloca na vida dos irmãos Carlos, Gisele e Franco. Juntos, os quatro amigos irão descobrir como os caminhos que conduzem à felicidade.
 

Trecho: Gisele concordou e contou minciosamente o sonho que tivera com os pais. E finalizou:
— Foi um sonho diferente. Eles pareciam vivos, falavam como que tivessem voltado de uma viagem. Fiquei impressionada. Cheguei a esquecer que tinham morrido! Como pode ser isso? Os olhos de Carlos brilharam quando disse:
— Eu adoraria sonhar com eles! Sinto muita saudade!
— Foi maravilhoso! Nos abraçamos, cheguei a sentir o perfume que mamãe usava. Só não entendi por que eles nos pediram perdão. Mas sonho é sonho. Foi uma fantasia.
— Talvez não. Um amigo meu costuma dizer que quem morre vai viver em outra dimensão e volta para conversar com os que ficaram. Ele diz ter provas de que isso é verdade.
Gisele ficou pensativa durante alguns segundos, depois disse:
— Também já ouvi essa teoria. Se isso for verdade, eles vão voltar. Se eu sonhar de novo com eles, vou perguntar-lhes isso.
Eles continuaram conversando mais algum tempo, comentando o assunto até a hora de dormir.

A Verdade de Cada Um - Lucius/Zibia Gasparetto

A verdade de cada um - Zíbia Gasparetto, pelo espírito Lúcius
Resumo:  Elisa era uma dedicada dona-de-casa, que só vivia para seu marido Geninho e para seus filhos, esquecendo-se  totalmente de si.  Ela morre (desencarna) atropelada, logo após receber a notícia que Geninho iria sair de casa para morar com outra. Com seus planos cancelados, Geninho vai ter que tomar conta dos filhos, contando apenas com a ajuda da cunhada Olívia que o culpa pela morte da irmã. Elisa, já no plano espiritual, não perdoa a traição de Geninho e passa a obsediá-lo, não lhe deixando um só minuto de sossego


Editora: Vida e Consciência | Número de Páginas: 388 | Ano: 2001 | Gênero: Romance 

Resenha: Trata-se de um livro sensacional, indicado especialmente para pessoas ciumentas e para aquelas que acreditam que - se anulando - jamais perderão seu objeto de amor. Além disso, nos mostra o que um espírito obsessor, movido pelo desejo de vingança, é capaz de fazer contra seus desafetos.

Trecho:

Em meio a escuridão da noite, Elisa caminhava sem perceber bem por onde ia, tentando segurar as lágrimas que teimavam em escorrer pelas suas faces, toldando-lhe a visão. Em seu desespero, pouco se importava com os carros que passavam a toda velocidade pelo meio da rua, fechada ao mundo exterior, dobrada ao peso de sua dor.
Tantos anos de dedicação e de renúncias, de carinho e de amizade e agora, depois de tudo, ele a deixara. Seduzido por outra mulher, embalado nas ilusões da juventude dela, não titubeara em abandonar a casa, a família, tudo. Era como se o teto houvesse desabado sobre sua cabeça inesperadamente sem que pudesse fazer nada para impedir. Doía. Doía muito. Não podia compreender como um homem podia trocar o amor de uma estranha, os prazeres ilusórios do corpo, pelo sorriso alegre de Marina, o olhar inocente e confiante do Juninho e as risadas francas e espontâneas da Nelinha.
De que matéria era feito o Geninho, para ser tão cruel?

O Amor Venceu - Lucius/Zibia Gasparetto

5334O Amor Venceu – Zíbia Gasparetto, pelo espírito Lúcius
Resumo: A história que se passa na cidade de Tebas, no Egito antigo. Conta a história de Pecos e do amor que o une a bela Nalim. Pecos se torna escravo e vive diversas provações. Trata-se de uma história emocionante e envolvente, com um final surpreendente!



 

Ficha Técnica:
Editora: Vida e Consciência 
Número de Páginas: 375 
Gênero: Romance


Trecho:

Decorrida uma semana, Pecos, envolvido por uma série de compromissos sociais e militares, não tornara a recordar-se das duas escravas que singularmente ganhara, nem determinara suas funções.
Enquanto isso, elas aguardavam, servindo apenas em delicados serviços, condizentes com seu conhecimento doméstico. Embora nada as diferenciasse na maneira de proceder, a forma pela qual sentiam a situação era bem distinta. Solimar, magnânima, resignada, sofria em silêncio, procurando dar o que possuía de melhor a todos que a cercavam. Nalim, recalcada, orgulhosa, esforçava-se por acalmar-se perante os que eram agora seus iguais, sem demonstrar o que lhe ia na alma. Era como uma calmaria que precede as tempestades. A qualquer momento esta poderia irromper, atirando-a a conseqüências imprevisíveis. Solimar sentia o pensamento de Nalim, lastimava-lhe sinceramente a falta de compreensão e humildade, temerosa pelo seu futuro.
As escravas mais antigas, principalmente as mais jovens, não gostaram das novas companheiras. Sentiam ciúmes, por serem forçadas a reconhecer-lhes a formosura. Pecos não era como a maioria dos seus contemporâneos abastados, que mantinham relações amorosas abusivas com as escravas; repugnava-o sobremaneira tal proceder, não por princípio moral, mas de categoria; julgava-se superior a elas. Muitas, porém, eram vencidas pelo seu fascínio pessoal e não perdiam as esperanças de lhe despertar um interesse amoroso mesmo que momentâneo.

Ninguém é de ninguém - Lucius e Zibia Gasparetto

Resumo:
Ninguém é de Ninguém conta a história do casal Roberto e Gabriela. Roberto nunca concordou que a esposa continuasse trabalhando após o casamento, mas depois de ter sido traído por seu sócio viu-se sendo sustentado por ela. Entrou em depressão, atraindo muitos espíritos infelizes e passou a sentir um ciúme doentio da esposa, levando a uma desestruturação familiar e a uma tragédia que afetou suas vidas para sempre.



Ficha Técnica: 
Médium: Zibia Gasparetto
Espírito: Lucius
Páginas: 378


Comentário: O objetivo central deste livro é mostrar como o ciúme pode ser destrutivo para uma relação e como ficamos cegos quando sob seu efeito deletério.

Trecho: 

Roberto chegou em casa confuso, irritado, batendo a porta com força. Naquele dia fora submetido a um processo de autodestruição e pensava raivoso: “Isso não vai ficar assim. Não posso tolerar ter sido feito de bobo pela pessoa em quem mais confiava. Quem poderia imaginar que, depois de me alisar a vaidade com elogios e tapinhas nas costas, ele acabasse por me apunhalar sem dó nem piedade?” Dentro da sala espaçosa, decorada com simplicidade e sem muitos adornos, ele andava de um lado para outro, como fera acuada, dando vazão a seu mau humor e a sua revolta. Sentia a cabeça pesada, doendo, como se a testa estivesse sendo apertada sem cessar por um círculo de ferro. Seu estômago queimava, e o almoço que engolira rapidamente havia mais de cinco horas ainda não tinha sido completamente digerido, provocando de vez em quando uma sensação de azedume em sua garganta. Foi ao banheiro e procurou um vidro de sal de frutas. Depois dirigiu-se à cozinha, colocou água num copo e despejou um pouco do remédio, ingerindo-o em seguida. Sentiu um arrepio no corpo e fez uma careta desagradável. Se ao menos o mal-estar passasse! Ele precisava se acalmar. Havia uma situação difícil para enfrentar, e Roberto precisava estar com saúde. Tinha família para sustentar. Dois filhos na escola: Maria do Carmo com cinco anos e Guilherme com sete. Ele fora contra a idéia de enviar Maria do Carmo para a escola aos dois anos de idade. Mas Gabriela trabalhava e não queria deixar o emprego de forma alguma. Quando se casaram, oito anos atrás, ele se empenhou de todas as formas para que ela deixasse a empresa onde trabalhava como secretária. Afinal, ele havia montado um negócio próprio que lhe rendia bom dinheiro. Mas Gabriela foi irredutível. Não ia largar o emprego do qual tanto gostava. Ela dava muito valor à sua independência e gostava de ganhar o próprio dinheiro. Roberto não concordava com isso. Mulher casada precisava tomar conta do lar. Ele tinha condições de arcar com as despesas. No fundo, sentia ciúme. Saber que Gabriela, todos os dias, durante a maior parte do tempo, estava em companhia de outros homens, chegava a tirar-lhe o sono. Apaixonara-se por ela desde o primeiro dia. Alta, cabelos louro-escuros, olhos verdes, boca carnuda e vermelha, corpo elegante e bem-feito, pele cor de pêssego levemente rosada, Gabriela representava para ele o máximo da atração. Quando, depois de muita insistência, ela aceitou sair com ele pela primeira vez, Roberto sentiu-se o homem mais feliz do mundo. Namoraram durante dois anos. Ele confiava nela. Era moça honesta e de bom comportamento. Porém percebia claramente o quanto ela despertava a atenção masculina quando passava indiferente, desfilando sua beleza. Ele fez de tudo para que ela desistisse de trabalhar depois do casamento. Mas ela foi taxativa: — Não sou o tipo de mulher dependente. Trabalho desde os quinze anos. Eu me sentiria muito mal se tivesse que depender do seu dinheiro. Sou competente para cuidar de mim. Depois, não gosto dos trabalhos domésticos. Não tenho jeito para certos serviços. Por isso, vou continuar trabalhando

Retorno ao Princípio - Lucius e Lucimara Breve

Sinopse: Na época em que Jesus esteve encarnado entre nós, bastava sua simples presença, ainda que à distância, para que milagres acontecessem. Retorno ao Princípio, cujo desenrolar ocorre neste momento único, conta as experiências de Marcus - general romano detentor de reconhecida e respeitada carreira na defesa dos interesses de Roma e do Imperador - que se defronta com a maior de todas as suas batalhas...

Resumo:  A história se passa na época em que Jesus esteve na Terra. Marcus Vinícius é um general romano, casado com Cornélia e pai da pequena Rosa. Sua esposa e sua filha são acometidas por uma doença desconhecida e são curadas no lar do idoso Absalum, fazendo nascer uma grande amizade entre a família e o ancião. Ao chegar em sua nova propriedade, Marcus conhece o casal de escravos Mirabel e Josafá e fica impressionado com a beleza da filha deles, Sarah. Justa, criada de Cornélia, ao ver seu senhor conversando algumas vezes com Sarah, resolve contar a Cornélia, com o intuito de causar ciúmes na jovem senhora. Cornélia, enfurecida, ordena que Justa desapareça com Sarah , que acaba sendo vendida a um mercador. O que Sarah não esperava é que seu novo dono é seu próprio pai biológico.Marcus, por sua vez, vive um conflito entre continuar a ser um general ou entregar-se à Boa Nova.

Ficha Técnica:
Autor: Lucius
Médium: Lucimara Breve
Páginas: 264
Editora: VivaLuz

Resenha: Li este livro em 24 horas. A narrativa é simples, sem muitos detalhes e com poucas informações doutrinárias. A fonte é grande e confortável. Não achei a história muito envolvente, mas teve seu encanto com o desfecho da história da escrava Sarah. Minha preferência é por romances onde a encarnação narrada seja explicada com base em encarnações anteriores, bem como quando se mostra a atuação do plano espiritual sobre os personagens. Não encontrei essas características em Retorno ao Princípio.

Classificação: Bom

Trecho:

Alguns dias de viagem os separavam de Jope, quando Absalam ouviu o comentário de dois escravos sobre um homem que haviam visto nas proximidades de Jerusalém, falando sobre o Reino de Deus. Voltando-se então para eles, o ancião perguntou com emoção:
-A quem se referem? (...)
-Nós o vimos perto dos portões de Jerusalém. Porém, muitos que o seguiam vinham de outras cidades, as mais distantes possíveis, e afirmavam ser realmente o Filho de Deus"