Nasce Pietro Ubaldi 18.08.1886

Biografia

Filho de Sante e de Lavínia Ubaldi, senhora pertencente à nobreza italiana. Aos vinte e cinco anos de idade desposou Antonieta Solfanelli Ubaldi com quem teve três filhos: Franco (morto em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial), Vicenzina (falecida aos dois anos de idade, em 1919), e Agnese (falecida em São Vicente (SP), em 1975).

Formado em Direito (profissão que jamais exerceu) e Música, falava fluentemente inglêsfrancêsalemãoespanhol e português, além de conhecer também o latim e o grego. A sua tese de formatura, na Universidade de Roma, com o título "Expansão Colonial e Comercial da Itália para o Brasil", foi publicada em 1911, num volume de 266 páginas pela Editora Ermano Loescher & Cia, em Roma. Após a defesa dessa tese, recebeu do pai, como prêmio, uma viagem aos Estados Unidos, durante seis meses.

Fez concurso para professor de língua inglesa, foi aprovado e nomeado para o Liceu Tomaso Campanella, em Módica, na Sicília, onde trabalhou apenas um ano letivo. Em 1932 fez novo concurso e foi colocado na Escola Média Estadual Otaviano Nelli, em Gúbio, ao norte da Itália, mais próximo da família. Aqui lecionou durante duas décadas, vivendo em um quarto humilde de pensão.

Viveu parte de sua vida na Itália e parte no Brasil. Conheceu vários países. Em 1927, diante do falecimento de seu pai, fez voto de pobreza, transferindo à família os bens que lhe eram de direito.

Faleceu no Hospital São José, em São Vicente, quarto nº 5, à 0:30 hora, em 29 de fevereiro de 1972.